segunda-feira, 8 de abril de 2013

As Tentações do Caminho





As Tentações do Caminho

Representadas pelas tentações de quatro lugares terrenos: 1) Harã, 2) Egito, 3) Sodoma e 4) Tessalonica. Vejamos alguns exemplos dos perigos e tentações que podem nos levar a perecer no caminho.

1) O mundo exerce um forte fascínio sobre as pessoas. Até Abraão, que fora chamado por Deus para Canaã, foi tentado a ir para o Egito. Ainda bem que desistiu do Egito e foi para a Terra Prometida, porque, senão, aconteceria com ele o mesmo que sucedeu a seu pai, Tera, que também fora chamado por Deus para deixar Ur dos Caldeus e ir para as terras de Canaã. Por alguma razão que desconhecemos, Terá nunca chegou a Canaã, mas acabou ficando mesmo em Harã. Como disse, certa vez, o meu professor de seminário, Nivaldo Nassif: “as tentações do caminho podem nos fazer morar no caminho sem jamais chegarmos ao nosso destino”. A terra de Harã acabou seduzindo Tera que por lá ficou e morreu. "Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram. E, havendo Tera vivido duzentos e cinco anos ao todo, morreu em Harã. (Gênesis 11:31-32)

2) Neste sentido temos ainda a mulher de Ló que, apegada as atrações de Sodoma e Gomorra, olhou para trás, desistindo do caminho de salvação, vindo a tornar-se em uma estátua sem vida de sal. O mundo promete muita vida, mas produz morte no final das contas. Tudo o que o diabo oferece através do mundo visa a nos separar do Deus da vida. "E a mulher de Ló olhou para trás e converteu- se numa estátua de sal. (Gênesis 19:26)

3) Lembremos também dos hebreus que morreram no deserto com saudades do Egito que, apesar do sofrimento da escravidão, também oferecia cebolas! Saíram do Egito, mas o Egito não saiu deles. Viviam olhando para trás com saudades do Egito, dos deuses e prazeres do Egito. Eles também não confiaram em Deus para enfrentar os gigantes de Canaã (Números 13.31-33).

4) E de Demas, que um dia fora um grande líder cristão que trabalhou ao lado do Apóstolo Paulo, apostatou-se da fé. "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica" (2 Timóteo 4:10)

Conclusão:

Cuidado com as tentações do Caminho Espaçoso: "Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela, porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" (Mateus 7.13-14). "Porque muitos são chamados, mas poucos os escolhidos" (Mateus 22.14). Cinco das Dez Virgens chegaram atrasadas para o casamento e ficaram do lado de fora (Mateus 25.1-13). "Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás" (Hebreus 4:1).

Harã, Sodoma, o Egito e Tessalônica possuem seus cativantes atrativos. O povo de Deus foi chamado para uma Canaã Espiritual, mas é constantemente tentado a ficar pelo caminho em Harã, a olhar para trás, a voltar para o Egito e a abandonar o caminho por amar o presente século. Por esta razão é que João nos exorta: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente" (1 João 2.15-17).

Cuidado!

Bispo José Ildo Swartele de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário